vai-e-faz_720x90
Destaque

Sebrae lança roteiro turístico com atrativos do Cariri paraibano

Foto: Secom-PB

Com uma paisagem composta por formações rochosas únicas, a exemplo do Lajedo de Pai Mateus, a ‘Roliúde Nordestina’, Cabaceiras, passou a atrair turistas de vários lugares do mundo. Com o passar do tempo, outros atrativos naturais foram sendo descobertos em cidades próximas, com relevos compostos por pedras, vales e vegetação que formam paisagens exuberantes, o que despertou a atenção para o potencial turístico desta região de forma mais abrangente.

Neste contexto surgiu a Rota dos Lajedos, um projeto do Sebrae Paraíba com a finalidade de apoiar o desenvolvimento turístico do Cariri Oriental. O roteiro foi lançado na última terça-feira (5), na Câmara Municipal de Boa Vista.

A Rota dos Lajedos envolve atrativos das cidades de Queimadas, Caturité, Boqueirão, Cabaceiras, Boa Vista, São João do Cariri e Gurjão, englobando pontos como o Lajedo de Pai Mateus, a Pedra do Touro, a Pedra da Tartaruga, e vários outros atrativos da região ideais para o turismo de aventura e ecoturismo.

A ação deve consolidar o fluxo na região, que naturalmente já tem vocação turística, destacou o diretor estadual do Sebrae, Luiz Alberto Amorim.

“A Rota dos Lajedos destaca um dos grandes potenciais que temos na região do Cariri, que é o potencial natural. Além disso, entendemos que não é só olhar a paisagem e contemplar o lajedo, é também interagir com a comunidade. Um turista que vem e adquire um queijo, um artesanato, por exemplo, entra em uma cadeia de valor que produz renda, ocupação e, consequentemente, mais qualidade de vida para as pessoas”, explicou Amorim.

Desenvolvimento Econômico

O lançamento da Rota dos Lajedos faz parte de uma série de ações para alavancar o desenvolvimento econômico e social da região do Cariri realizadas pelo Sebrae Paraíba, dentro do projeto de Desenvolvimento Territorial do Cariri Oriental (DET), lançado em 2015.

Conforme Andrea Xavier, gestora do projeto, a expectativa do Sebrae é que, a partir desse primeiro passo, o potencial de desenvolvimento turístico da região seja ainda mais fortalecido.

“Quando fizemos o diagnóstico dos municípios, identificamos que a potencialidade era forte na confecção, turismo e artesanato, então atuamos nessas três frentes com a finalidade de empoderar as pessoas, tornando-as capazes de captar receita e fazer com que essa receita circule na própria região. Isso é crucial do ponto de vista socioeconômico e também promove o amor pela terra, pela cidade, por ser caririzeiro, dando ânimo e vida à população, que consegue retirar dali sua renda”, destacou.

Atrativos turísticos da Rota dos Lajedos

Pedra do Touro – Queimadas; Serra do Bodopitá – Queimadas; Serra de Caturité – Caturité; Pedra da Boca – Caturité; Pedra do Índio – Caturité; Lajedo do Marinho – Boqueirão; Lajedo Salambaia – Cabaceiras; Lajedo Manoel de Souza – Cabaceiras; Lajedo de Pai Mateus – Cabaceiras; Lajedo do Bravo – Boa Vista; Pedra da Tartaruga – Gurjão e Sítio Picoito – São João do Cariri.

Da Redação com Ascom

Comentários

deixe seu comemtário

vai-e-faz_720x90
▉ Publicidade
▉ Publicidade
▉ Colunista
▉ Tempo
Tempo em Campina Grande
28°
20°
tiempo.com  +info
▉ Facebook
▉ Publicidade
▉ Publicidade
▉ Publicidade