Destaque

Incra reconhece terras de Quilombolas na PB e outros três estados

vai-e-faz_720x90

Seis terras de comunidades quilombolas em quatro estados: Bahia, Pará, Paraíba e Sergipe foram reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União. Segundo o Incra, estima-se que em todo o país existam mais de 3 mil comunidades quilombolas.

As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos de população negra rural ou urbana, descendentes de ex-escravizados, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

As plantas memoriais e descritivas das terras estão disponíveis no Acervo Fundiário do Incra, no endereço eletrônico http://acervofundiario.incra.gov.br.

Na Bahia, foi reconhecida a Comunidade Remanescente de Quilombo de Morro Redondo, com uma área de 5 mil hectares, no município de Seabra. No Pará, no município de Óbidos, a Comunidade Remanescente de Quilombo Peruana vai ocupar uma área de 1,9 mil hectares. E na Paraíba, uma área de 322 hectares no município de Areia foi destinada à Comunidade Remanescente de Quilombo de Engenho Mundo Novo.

Em Sergipe, foram reconhecidas três terras quilombolas: a Comunidade Remanescente de Quilombo Desterro, com 124 hectares, em Indiaroba; a Comunidade Remanescente de Quilombo Forte, com  1,4 mil hectares, no município de Cumbe; e a Comunidade Remanescente de Quilombo Catuabo, com 886 hectares, em Frei Paulo.

Estas terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos são utilizadas para a garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural.

Da Redação com Anderson Soares

Comments

comments

vai-e-faz_720x90
▉ Publicidade
▉ Publicidade
▉ Publicidade
▉ Colunista
▉ Tempo
Tempo em Campina Grande
24°
18°
tiempo.com  +info
▉ Facebook
▉ Instagram
Instagram did not return a 200.

Follow Me! Paraíba Todo Dia

▉ Publicidade
▉ Publicidade
▉ Publicidade
▉ Publicidade