vai-e-faz_720x90
Destaque

“Fundamental de resolver no ISEA é a superlotação”, diz médica; carga horária e escassez de médicos também são denunciados

Escassez de profissionais, superlotação de pacientes e carga horária pesada, foram alguns dos pontos apontados pela médica Silvia Farias da Cunha Lima, que é neonatologista, ao expôr algumas das dificuldades enfrentadas pela equipe médica do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande.

“O fundamental de resolver no ISEA é a superlotação. De dois anos pra cá se aumentou muito a demanda de pacientes de municípios que não procuravam antes. Cresceu a procura, mas o ambiente continua o mesmo. O número de leitos na UTI neonatal não avançou. Os municípios mandam os pacientes e nós temos que receber de toda forma, uma superlotação que prejudica o atendimento, além de escassez de material para atender”, iniciou.

O argumento da médica se deu após reunião entre a direção do ISEA, Ministério Público e Secretaria de Saúde. A inspeção do MP, após denúncias de funcionários, constatou irregularidades.

A neonatologista acrescentou que o recém-nascido que vai para o UTI neonatal precisa de um atendimento especial e precisa de mais insumos e mais profissionais diante de uma equipe com apenas 14 concursadas. Segundo Silvia, a dificuldade afeta os médicos física e psicologicamente.

“É impossível 14 pessoas cobrirem toda essa escala. Devido a escassez acabamos aumentando muito a carga horária. Então se bateu na questão de teto salarial e as pessoas acusam a gente de estar ganhando muito.  Pela dificuldade, as novas profissionais acabam não ficando. A gente trabalha no limite, com situações de afetar psicologicamente e fisicamente. É uma carga horária grande e estresses. Saber que não tem vaga, sabendo da superlotação e que não tem ninguém pra te render depois é muito complicado. Existe toda essa complicação que nós e o Ministério Público vamos tentar resolver”, concluiu Sílvia, em entrevista na última segunda (05).

As informações repercutiram na Rádio Correio.

Da Redação 

 

 

Comentários

deixe seu comemtário

vai-e-faz_720x90
▉ Publicidade
▉ Publicidade
▉ Colunista
▉ Tempo
Tempo em Campina Grande
29°
19°
tiempo.com  +info
▉ Facebook
▉ Publicidade
▉ Publicidade
▉ Publicidade